quarta-feira, 14 de julho de 2010

Temperatura de -7,8ºC em Santa Catarina é a menor do ano no país

Em pelo menos 13 cidades catarinenses as mínimas ficaram abaixo de 0ºC

Santa Catarina registrou, no amanhecer desta quarta-feira, a menor temperatura do ano em todo o país. Em Urupema, na Serra, os termômetros marcaram 7,8 graus Celsius (ºC) negativos.

Em pelo menos 13 cidades da região Serrana, Oeste, Meio-Oeste e Planalto as mínimas ficaram abaixo de 0ºC. Uma forte geada cobriu campos nessas localidades.

Em São Joaquim, também na Serra, o frio da madrugada e manhã fez com que a água acumulada em árvores e no lago da praça central da cidade amanhecesse congelada.

Os termômetros chegaram aos - 5,2ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Florianópolis, no Litoral, a mínima foi de 5,7ºC.

Tanto na cidade Serrana quanto na Capital não fazia tanto frio num mês de julho desde 2000, quando as menores marcas no mês nos municípios ficaram em -9ºC e 1,4ºC, respectivamente.

A menor temperatura registrada desde o mês de janeiro de 2010, antes das marcas desta quarta, havia acontecido em Urupema, quando fez - 2ºC em junho.

Quinta-feira

A massa de ar polar e seco que atua sobre o Estado diminui a nebulosidade e faz com que o sol ainda predomine em todas as regiões na manhã quinta-feira. Deve gear nos pontos mais altos.

Entre a tarde e a noite a nebulosidade aumenta a partir da região Norte e deve chover em todas as cidades.

O amanhecer deve voltar a ter temperaturas negativas na região Serrana. No Oeste e Sul, os registros pela manhã devem variar entre 3ºC e 8ºC e em torno dos 10ºC no Litoral e Vale do Itajaí.

No Norte, as menores marcas devem se aproximar dos 12ºC. À tarde, as temperaturas não devem passar dos 14ºC na maioria das cidades.

Segundo Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, o tempo deve permanecer instável pelo menos até o fim de semana. A partir de sexta não deve fazer tanto frio nas primeiras horas do dia. Não há possibilidade de neve para os próximos dias, alerta o especialista.

DIÁRIO CATARINENSE

 

Saiba mais
Fonte: Epagri/Ciram, Inmet e Central RBS de Meteorologia
Menores temperaturas da manhã
Urupema: - 7,8ºC
Papanduva: - 5,8ºC
Monte Castelo: - 5,3ºC
Três Barras: - 5,2ºC
São Joaquim: - 5,1ºC
Caçador: - 4,6ºC
Curitibanos: - 4ºC
Joaçaba: - 3,4ºC
Major Vieria: - 2,8ºC
Urubici: - 2,6ºC
Lages: - 1,8ºC
Rio do Campo: - 1,6ºC
Ituporanga:- 1,3ºC

Xanxerê e Novo Horizonte: 1,1ºC
Urussanga: 1,4ºC 
São Miguel do Oeste: 1,6ºC 
Indaial: 3,8ºC
Araranguá: 5,4ºC 
Florianópolis: 5,7ºC 
São Francisco do Sul, Blumenau e Criciúma: 6,2ºC
Joinville: 7,4ºC

Leia mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: