terça-feira, 20 de julho de 2010

Gel pode reduzir contaminação por HIV em 54%

Resultado de estudo com novo remédio foi apresentado na Conferência Mundial de Aids

Um gel de aplicação vaginal contendo uma concentração de 1% do remédio antirretroviral tenofovir pode reduzir o risco de uma mulher contrair o vírus causador da aids, o HIV, em até 54%, de acordo com estudo a ser publicado na edição desta semana da revista Science. O resultado da pesquisa foi divulgado na tarde de ontem, em Viena, onde está sendo realizada a 18ª Conferência Internacional sobre aids.

Realizado com 889 mulheres sul-africanas sexualmente ativas de idade entre 18 e 40 anos, o novo medicamento mostrou uma eficácia média de 39% em todo o grupo estudado, chegando a 54% entre as mulheres que seguiram as orientações. Para a realização do experimento, foram avaliados dois grupos, sendo que 445 receberam o gel de tenofovir e 444, um placebo. Nem as mulheres, nem os pesquisadores sabiam quem estaria recebendo a medicação correta.

As voluntárias foram acompanhadas por 30 meses. Ao final do período, 98 mulheres haviam se tornado HIV positivas: trinta e oito do grupo que havia usado o gel com antirretroviral e 60 das que haviam usado o placebo.

O gel, mesmo se tiver a eficácia confirmada, não deverá chegar ao mercado antes de dois anos. Este é o primeiro gel antimicrobiano a se mostrar eficaz contra o HIV. Fórmulas diferentes já haviam sido testadas anteriormente, sem sucesso. Os autores do trabalho atribuem o resultado ao fato de este ser o primeiro gel baseado num antirretroviral, o mesmo tipo de droga que compõe os coquetéis usados para controlar o vírus em pessoas infectadas.

ZERO HORA

Mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Nenhum comentário: