terça-feira, 13 de julho de 2010

Corrida ao Senado em Santa Catarina: pesquisa aponta liderança de Luiz Henrique da Silveira

Levantamento também mostra intenções de voto dos catarinenses para a Presidência

Pesquisa Mapa indica a preferência pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) na disputa pelo Senado. O deputado federal Paulo Bauer (PSDB) é o segundo mais lembrado, seguido por Claudio Vignatti (PT) e Hugo Biehl, em empate técnico.

O levantamento foi encomendado pelo Grupo RBS e realizado entre os dias 7 e 9 de julho. Luiz Henrique tem, no momento, a preferência de um terço do eleitorado para o Senado. No total, 33,9% dos entrevistados afirmaram que dariam o primeiro voto para o ex-governador, enquanto que 5,6% disseram que votariam nele como segunda opção.

Paulo Bauer aparece, em seguida, com 9,9% dos votos, e é lembrado por 12,3% dos entrevistados como opção de segundo voto. O terceiro lugar é ocupado pelo deputado federal Claudio Vignatti, com 7,2% das intenções de votos, enquanto o ex-deputado Hugo Biehl é o quarto mais citado, com 5,5%.

Ainda é grande o nível de indecisão dos eleitores. Cerca de 23% dos entrevistados afirmaram não saber para quem dar o primeiro voto, sendo que o percentual sobe para 44,7% para o segundo voto.

Corrida presidencial

Para presidente, José Serra (PSDB) se mantém na liderança, entre os catarinenses, com 43% das intenções de voto. A ex-ministra Dilma Rousseff (PT) continua na segunda colocação, com 31,4%,, e a senadora Marina Silva (PV) aparece com 6,8%. Na pesquisa anterior, publicada em 12 de abril, Serra tinha 38,7%, Dilma 27,5% e Marina 6,8%.

Outro dado que chama atenção no levantamento atual é o baixo índice de indecisão para a corrida presidencial. Apenas 9,4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Em um provável segundo turno entre Serra e Dilma, o tucano teria 50,9% das intenções de voto, contra 33,7% de Dilma Rousseff. A pesquisa ainda questionou o eleitor sobre a transferência de votos. Um total de 28,8% respondeu que votará no candidato apoiado por Lula e 20,7% disse que escolheria o candidato apoiado por Serra. No entanto, 46,8% disseram que o voto não dependerá de apoios.

Os entrevistados ainda citaram as áreas prioritárias para o próximo governador de Santa Catarina. Com 44,9% da preferência, a Saúde continua sendo a prioridade do eleitorado.

Ficha técnica
Período da pesquisa: de 7 a 9 de julho
Tamanho da amostra: 1.008 eleitores
Solicitante: Grupo RBS
Margem de erro: 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos
Registros: no TSE, sob número 18539/2010, e no TRE, sob número 37021/2010

DIARIO CATARINENSE

Leia mais notícias: http://bit.ly/bplp50

Um comentário:

Henrique Wittler disse...

Santa Catarina ao colocar no Governo um candidato do PMDB, mesmo partido do Governador que montou o dito Código Ambiental destrutivo, esta apoiando as tragédias para que continuem.
Pedir é levar, depois não chorem e não gritem por ajuda, Deus ajuda a quem trabalha para obter.