quinta-feira, 17 de junho de 2010

PMDB decreta intervenção no diretório de Santa Catarina

A Comissão Executiva Nacional do PMDB decretou nesta quinta-feira (17) intervenção no diretório do partido em Santa Catarina. A decisão foi tomada após a desistência de Eduardo Pinho Moreira de concorrer ao governo do Estado e declarar apoio ao candidato do DEM, o senador Raimundo Colombo. Pinho Moreira é o presidente do PMDB em Santa Catarina.

Em nota à imprensa o comando do PMDB em Brasília esclarece que assumiu compromissos na aliança federal com o PT e justifica o rigor da medida. "A Executiva Nacional se vê obrigada a assegurar que no processo político palavras e compromissos assumidos sejam cumpridos integralmente."

A nota também esclarece que a medida foi tomada para o caso específico de Santa Catarina e que não deve ser aplicada nos outros Estados em que os palanques ainda não foram fechados. "É necessário frisar que a situação em Santa Catarina é, por completo, diferente de outros diretórios como Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo."

Com a intervenção, Pinho Moreira será imediatamente afastado e terá oito dias de prazo para apresentar defesa.

A intervenção

O processo de intervenção do PMDB de Santa Catarina teve início na última terça-feira (15), quando a cúpula do partido tentou, sem sucesso, forçar a renúncia de Pinho Moreira.

A candidatura de Pinho Moreira ao governo do Estado teve o aval da cúpula do partido e era considerada estratégica. Com a candidatura própria, o PMDB garantiria palanque para a Dilma Rousseff no Estado, que fica no centro da região Sul do país, onde Dilma perde para o tucano José Serra nas pesquisas de intenção de voto.

Mas Pinho Moreira, desafiando, a cúpula do partido, renunciou na última terça-feira (15) à candidatura e declarou apoio ao candidato do DEM, o senador Raimundo Colombo, nome de Luís Henrique para a vaga.

Fonte: R7 Notícias

Nenhum comentário: