Uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Ministério da Saúde indicou que o índice de brasileiros que exagera na bebida alcoólica vem crescendo.
O percentual de consumo abusivo de álcool pela população cresceu para 19% em 2008, contra 17,5% em 2007 e 16,1%, em 2006, primeiro ano em que foi feito o levantamento. A pesquisa considerou como “abusivo” o consumo de quatro doses de álcool para as mulheres e mais de cinco para homens em uma única ocasião.
O exagero no álcool é maior entre os mais jovens, chegando a 23% nas pessoas entre 25 e 34 anos de idade, a faixa etária em que os índices são mais elevados. Uma das conclusões da pesquisa foi que é necessário ampliar as políticas públicas para reduzir o consumo abusivo de álcool na população.
O gastroenterologista Ricardo Jacarandá de Faria, da coordenação médica do Grupo de Alcoolismo do Hospital Universitário de Brasília, afirma que a publicidade de bebida enfraquece essas políticas públicas.
– A propaganda em si não estimula o consumo do álcool, mas atrapalha políticas publicas de controle do alcoolismo. Ela tem fator negativo, porque reduz o impacto dessas medidas.
Quando você relaciona a bebida com alguém que vai bem na vida, fica meio difícil trabalhar o contrário.
Faria diz que esse é “provavelmente o mesmo caminho” da propaganda indireta de bebidas, ou seja, quando o álcool aparece glamourizado em novelas ou programas de TV.
Fonte: R7 Notícias
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