quinta-feira, 17 de junho de 2010

Autoescolas de Santa Catarina devem implantar sistema de controle biométrico

Identificação de alunos acontecerá por meio da impressão digital

Até 28 de outubro, as 15 autoescolas de Florianópolis deverão ter implantado o sistema de controle biométrico para identificação de alunos e instrutores. Ao usar o leitor de impressões digitais, a foto aparece na tela do computador, facilitando o monitoramento pelo Detran.

Segundo a gerente de Habilitação de Condutores do Detran/SC, Claudia Regina Bernardi da Silva, a intenção é evitar fraudes e tornar mais rigoroso o processo de expedição de novas carteiras de motorista. O sistema será usado para controlar a frequência dos candidatos em aulas teóricas da primeira habilitação, inclusão e alteração de categoria e renovação.

— As digitais do aluno e do instrutor serão coletadas por um instrumento no começo e no final das aulas. Dessa forma, será possível saber se o aluno está cumprindo a carga horária do curso e se está recebendo todas as aulas determinadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) — diz Claudia.

Além do sistema de leitura da digital, o Detran também acompanhará de forma online as aulas, por meio de uma webcam.

Até o fim de outubro, todos os centros de condutores do Estado devem estar operando com o leitor biométrico. Futuramente, o mesmo sistema deve ser instalado para realização de aulas práticas de direção.

FONTE: RÁDIO CBN/DIÁRIO/JSC

Nenhum comentário: